Estudo revela que doença renal em adultos tenha relação com problemas renais na infância

22 de fevereiro 2018

De acordo com uma pesquisa realizada por médicos israelenses, crianças com doenças renais podem desenvolver problemas mais sérios no futuro.

Estudo revela que doença renal em adultos tenha relação com problemas renais na infância

Um estudo realizado pela Universidade Hebraica de Hadassah (Jerusalém) afirma que crianças com problemas renais têm maior risco de desenvolver doenças renais mais sérias quando adultos. A notícia foi publicada na revista New England Journal of Medicine deste mês.

Para a pesquisa, os cientistas utilizaram dados de quase um milhão e seiscentos mil adolescentes israelitas – próximos de completar 18 anos, no período de 1967 a 1997 – com o objetivo de analisar os casos de doença renal grave.

Os participantes da última fase do estudo tinham função renal normal até o momento, mas o grupo em sua maioria tinha histórico de doenças renais comuns às crianças, assim como anomalias congênitas nos rins e má formação nos órgãos.

Durante os 30 anos de pesquisa, os médicos observaram que das 18.592 pessoas que tiveram alguma doença renal quando criança, 2.490 pessoas desenvolveram doença renal terminal em trinta anos.

Os autores do estudo explicaram que “um histórico de doença renal clinicamente evidente na infância, mesmo se a função renal estivesse aparentemente normal na adolescência, foi associado a um risco significativamente aumentado de doença renal terminal, sugerindo que a lesão renal ou a anomalia estrutural na infância tem consequências de longo prazo”.

A Dra. Julie R. Ingelfinger, responsável pelo Departamento de Pediatria do Hospital Geral de Massachusetts (Boston) considera o estudo um avanço na área de doenças renais e pondera que os resultados “sugerem que precisamos seguir pessoas que tiveram doença renal quando crianças ao longo da vida, mesmo que a condição mostre uma resolução aparente”.

Fonte: MDSManuals


Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

Nuclear

(13) 3222.4880 / 3221.1219

Av. Dr. Bernardino de Campos, 47 | Vila Belmiro | Santos

Estacionamento no local.

OUVIDORIA


Envie suas sugestões, reclamações, denúncias e elogios utilizando o formulário abaixo.

* Campos obrigatórios.