Metas ajudam a organizar a vida

28 de dezembro 2017

Um novo ano, novas promessas. Voltar para a academia, sair da casa dos pais, aprender um idioma, fazer uma viagem… todas essas coisas demandam planejamento. Para que elas não fiquem só no papel, organizar sua rotina e encontrar sua motivação são alguns passos necessários para ter sucesso nesses e outros projetos.

Metas ajudam a organizar a vida

Os últimos dias do ano se aproximam e o início de um novo ano é uma motivação a mais para iniciar novos ciclos e retomar projetos deixados para trás. Muitas vezes a frustração de não ter conseguido ingressar no curso desejado ou realizar aquela viagem bacana pode estar relacionada com falta de planejamento.

Claro que imprevistos acontecem e devem ser levados em conta. No entanto, estabelecer metas nos ajuda a entender quais são nossas prioridades por determinado período e o quanto de tempo ou dinheiro necessitamos para conseguir cumprir as tarefas dentro do prazo estipulado ou desejado.

A famosa expressão “tempo é dinheiro” vai ao encontro desse pensamento: traçar objetivos ou ao menos fazer uma lista com itens que pretende conquistar, por exemplo, nos ajuda a dedicar um tempo menor para executar as tarefas, o que por vezes pode resultar em economia financeira.

Antes de pegar papel e caneta, veja algumas dicas que podem te auxiliar em um planejamento periódico:

  • Comece listando suas metas por áreas que você tenha mais domínio: isso aguçará seu sentido de organização. Às vezes é melhor ter uma quantidade menor de metas, pois ficam mais fáceis de controlar.
  • Aproveite o processo para observar suas dificuldades (e o que precisa melhorar): Talvez você encontre dificuldades em planejamento por etapas, estimar tempo ou investimento necessários. Esse talvez seja o momento de buscar a opinião de um consultor financeiro ou de um amigo de confiança.
  • Perceba seus sentimentos: Aproveite para fazer uma autoavaliação. Ter noção das próprias inseguranças e insatisfações é importante quando se está no meio de um planejamento, pois algumas coisas podem não sair como você gostaria.
  • Autoestima: Ainda sobre autoavaliação, é natural estar insatisfeito com seus pontos fracos, sejam eles físicos ou emocionais. No entanto, ter pensamentos ruins sobre si mesmo não ajudam quando se decide recomeçar e isso talvez faça com que você adie seus planos ou desista deles. Seja otimista e busque encontrar seus pontos fortes. Uma boa terapia pode ajudar.
  • Anote o que não deu certo: Tente se lembrar das ideias ou projetos que não deram certo no último ano, identificando as causas que provocaram a falha. Os erros também podem ser metas de melhoria para o próximo ano.
  • Anote o que deu certo: Da mesma maneira, suas vitórias e projetos de sucesso também devem ser anotados. Isso fará bem para sua autoestima e te dará força para prosseguir mesmo com as dificuldades que apareçam pelo caminho.
  • Comemore cada etapa cumprida: Tenha gratidão por você mesmo. A cada etapa vencida, faça algo prazeroso como uma forma de “agradecimento” ao seu esforço. Contudo, observe suas metas e não deixe que o momento de felicidade comprometa seus objetivos.

Fonte: Minha Vida


Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

Nuclear

(13) 3222.4880 / 3221.1219

Av. Dr. Bernardino de Campos, 47 | Vila Belmiro | Santos

Estacionamento no local.

OUVIDORIA


Envie suas sugestões, reclamações, denúncias e elogios utilizando o formulário abaixo.

* Campos obrigatórios.